terça-feira, 14 de junho de 2011

Unifesp atende mulheres vítimas de violência sexual


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) oferece atendimento gratuito a mulheres e a adolescentes vítimas de violência sexual.

A mulher não precisa ir à delegacia para fazer boletim de ocorrência logo em seguida ao estupro. Ela deve procurar assistência médica, na Casa de Saúde da Mulher ou outro serviço. Se for à noite, procurar um pronto-socorro, como o do Hospital São Paulo.

Não é preciso fazer laudo pericial no Instituto Médico Legal. O laudo médico serve como prova, se a vítima quiser processar o agressor.

A gravidez pode ser evitada. As chances são maiores se procurar um médico em até 72 horas depois da violência. A mulher pode evitar adquirir doenças como Aids, hep atite e outras se procurar apoio médico e tomar todos os medicamentos necessários.

Orientação para evitar a gravidez após um estupro ou para superar o trauma psicológico da violência de que foi vítima são algumas das atividades que uma equipe de especialistas realizam na Casa de Saúde da Mulher. Inaugurado neste mês, o novo centro foi montado para receber e atender mulheres vítimas de violência sexual.

Apesar de ser possível realizar o aborto legal nesses casos, a mulher pode evitar a gravidez (ou seja, nem faz sentido falar em aborto, pois a gravidez ainda não existe) se o atendimento inicial ocorrer nesse prazo de três dias. "Mu itas mulheres violentadas fingem que nada aconteceu e tentam esquecer. Percebem depois que estão grávidas". A vítima do estupro também poderá tomar remédios para evitar doenças como Aids, hepatite, sífilis e outras. Ao chegar à Casa, a mulher será recebida pelas enfermeiras, orientada sobre exames que fará e a medicação necessária.

O centro também atenderá outros casos delicados com o serviço de medicina fetal. Ele vai ser dirigido a mulheres que têm abortos espontâneos habituais, gravidez nas trompas e gestações de fetos com algum tipo de má-formação.

A casa também dará apoio psicoprofilático a adolescentes grávidas e outras gestantes, isto é, ensinará às mães sobre o parto, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e nutrição.

O serviço está disponível na Casa da Saúde da Mulher --localizada na rua Borges Lagoa, 418, na Vila Mariana (zona sul). Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Mais informações pelo telefone (0/xx/11) 5084 - 4987

Nenhum comentário:

Postar um comentário